Oficinas
Megaeventos e Movimentos Sociais Urbanos no RJ - Exibição e debate do documentário "Atrás Da Porta", de Vladimir Seixas
Mediadores: Daniel Santos e Saulo Costa
Proposta:
Bota a baixo Sr. Prefeito! Bota-fora o cabeça de porco!"
O Rio de Janeiro presenciou vários episódios de expulsão das classes populares da sua área central. A cidade adentra a era moderna, na República recém-criada, com duas administrações municipais que se popularizaram com políticas higienistas para com a sociedade e para com o espaço: pobre era sujo, perigoso, e preguiçoso!
Foram as administrações do primeiro prefeito da cidade, Barata Ribeiro em 1893 o qual executou a limpeza do centro colocando abaixo alguns cortiços e quiosques conhecidos como cabeça-de-porcos, e a administração do Prefeito Pereira Passos em 1903-1906, que consolidou o despejo de várias moradias do centro por conta da sua monumental e estéticaexpansão urbana.
Em períodos atuais de "Revitalização do centro do Rio de Janeiro" vemos a história se repetir com vista à requalificação de seu conteúdo social, a partir das modificações da forma urbana do centro proporcionadas pelo atual Prefeito Eduardo Paes. É mais um prefeito higienista nos moldes dos seus antecessores que por conta dos mega-eventos (WORLD CUP 2014 e OLIMPÍADAS 2016) retorna as tendências dos bota-foras e o MTST (Movimento dos Trabalhadores sem-Teto), os moradores de rua e os trabalhadores autônomos (camelôs e ambulantes) são os principais alvos dessa atual administração municipal.
Assim, teremos nesta oficina a exibição do filme: "Atrás da Porta" de Vladimir Seixas e Chapolim, o qual retrata de forma exemplar a discussão dos despejos e desocupações feitas no centro do Rio de Janeiro por conta dos mega-eventos os quais a cidade sediará, ao final do filme teremos um debate com a presença de seus autores, discutindo as relações entre passado e presente, MOSTRANDO QUE TAL RELAÇÃO ENTRE OS TEMPOS E ESTE ESPAÇO NÃO É UMA MERA SEMELHANÇA!
Cartaz do filme.
Local:
Vagas:
Observatório de Hip Hop – Outras trajetórias para crianças e jovens na
Periferia de São Gonçalo
Mediadores: Denilson Oliveira Araújo
Proposta: O Observatório de Hip Hop é um Ponto de Cultura coordenado pelo rapper Dinho K2 e pela psicóloga Roberta Federico. Situado no bairro de Monjolos, periferia de São Gonçalo (RJ), o Observatório vem promovendo várias ações que através da inscrição territorial da cultura Hip Hop oferece várias oficinas a comunidade e cria ações psicossociais na construção da identidade negra e afro-descendente, especialmente com crianças e jovens. O Observatório já realizou em várias escolas e fóruns por toda a metrópole do Rio de Janeiro e outras cidades do país, ações que buscam redefinir as trajetórias dos negros das
periferias.
Local:
Vagas: